6 COISAS QUE CAUSAM SENSIBILIDADE DENTAL E VOCÊ PROVAVELMENTE NÃO SABIA

Você conhece a estrutura dos seus dentes? Eles são formados pelo esmalte, a dentina e a polpa. Esses elementos precisam estar bem alinhados para um perfeito funcionamento do sorriso, caso contrário, acontecerá um desequilíbrio e problemas poderão acontecer. Exemplo disso é a sensibilidade dentária, que ocorre quando o esmalte do dente está enfraquecido, deixando a dentina exposta e desprotegida. Assim, os estímulos que recebemos de fora acabam gerando uma dorzinha chata e desconfortável, que atingem a polpa do dente – camada mais interna onde encontram-se os nervos e vasos sanguíneos. Mas você sabe como evitar esse quadro? A gente te explica!

1. REFRIGERANTES

Essas bebidas gaseificadas têm em sua composição ingredientes ácidos e corrosivos que acabam degradando os elementos dentários. Assim, destacam-se como uma das fontes principais de cáries dentais presentes na dieta, além de serem responsáveis por grande parte da sensibilidade dentária. Quando os componentes da fórmula entram em contato direto com a estrutura do dente, o líquido dá início ao processo de gasto. Além disso, a ingestão desse tipo de bebida levará a erosão, que é exatamente o desgaste da estrutura dentária, gerando assim, a sensibilidade. Outro ponto importante a ser levado em consideração quanto a esse tipo de bebida, é o fato do esmalte dentário ficar desmineralizado. Combinado com uma má escovação, bruxismo e alguns outros fatores, isso poderá levar também a perda do elemento dentário.

2. VINAGRE

Assim como as bebidas gaseificadas, o vinagre também é um dos componentes que mais podem gerar a sensibilidade dentária. Isso por que, a acidez de alguns itens, pode acelerar o processo de desmineralização do esmalte dentário, deixando a camada protetora mais fraca e assim, expondo as partes sensíveis.

3. FRUTAS CÍTRICAS

Embora muitos fatores possam levar a sensibilidade dentária, o consumo de frutas cítricas, como morango, kiwi, laranja e limão, apesar de pouco associadas a esse quadro, pode também, ser uma das possíveis causas. As razões por trás desse fato são, principalmente, os ácidos que esses tipos de frutas contém, uma vez que eles enfraquecem os dentes e corroem o esmalte, causando danos e desconforto. No entanto, para combater esse problema, não é preciso abrir mão desses alimentos. A dica, nesse caso, é: evite de escovar os dentes logo após consumir alimentos muito ácidos. Ao invés disso, faça bochechos vigorosos com água a fim de eliminar a acidez e espere, pelo menos, 30 minutos antes de realizar a higiene bucal. Caso contrário, as cerdas podem raspar o esmalte e acelerar ainda mais o processo de erosão dentária.

4. DOCES

Para muitas pessoas, não comer doce é quase uma prova de resistência. E é realmente difícil ficar longe desses alimentos, principalmente em momentos que estamos mais estressados e sensíveis. No entanto, algumas pessoas têm a sensação de dor ao consumir alimentos doces. Isso porque estas, são as comidas mais fáceis de causarem algum tipo de incômodo quando o esmalte do dente está desgastado, sem poder cumprir seu papel de ‘protetor’. Sendo assim, atente-se para evitar o consumo de chocolates, brigadeiro, doce de leite e açúcares em geral. Na maior parte dos casos, pode ser apenas o fato da pessoa estar com a raíz do dente exposta, mas, no caso específico de doces, verifique a possibilidade de conter uma ou mais cáries.

5. BEBIDAS GELADAS

A sensibilidade a alimentosalimentos e bebidas frias é bastante comum. No verão ou em outras estações mais quentes, é normal que, para nos refrescarmos, optemos por ingerir coisas mais geladas. Entretanto, para quem sofre com a sensibilidade, esse momento pode vir a ser meio complicado. Por isso, evite certos alimentos como o açaí – fruto bastante popular no país -, sorvetes e sucos muito gelados.

6. BEBIDAS MUITO QUENTES

Do lado oposto a esta sensibilidade, estão os alimentos muito quentes. Se por um lado, no verão, você deseja consumir alimentos mais frios para se refrescar, no inverno a opção é outra: ensopados, chás e caldos te manterão quentinho. No entanto, essa mudança de temperatura estimula a dentina exposta, provocando pontadas agudas na região. Por isso, evite o consumo de alimentos extremamente quentes. Além de se tornarem preocupantes num geral, esses alimentos deixarão seus dentes mais sensíveis.

Fonte:
https://www.sorrisologia.com.br/noticia/6-coisas-que-causam-sensibilidade-dental-e-voce-provavelmente-nao-sabia_a9077/1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *