A diferença entre placa bacteriana e tártaro nos dentes

A diferença entre placa bacteriana e tártaro nos dentes

Muitas pessoas perguntam ao médico dentista se existem diferenças entre placa bacteriana e tártaro nos dentes. Esta é uma excelente pergunta. A acumulação de placa bacteriana e de tártaro nos dentes são problemas dentários comuns. Uma acumulação significativa de placa bacteriana pode resultar em cáries dentárias e doença das gengivas. O tártaro nos dentes é placa calcificada. Conhecer os factos pode ajudar-te a cuidar dos teus dentes de forma mais inteligente.

Os factos sobre a placa bacteriana

A placa bacteriana é uma película pegajosa e incolor que contém bactérias que se acumulam naturalmente na superfície dos dentes, especialmente ao longo da linha da gengiva no período de quatro a 12 horas após a escovagem. Os açúcares presentes nos alimentos e bebidas podem combinar-se com as bactérias existentes na placa bacteriana para libertar ácidos. Estes ácidos atacam o esmalte dos dentes e causam a sua deterioração, o que pode, posteriormente, causar cáries. As bactérias existentes na placa bacteriana também podem contribuir para a doença das gengivas, como a gengivite. A escovagem e uso do fio dentário regularmente são as ferramentas mais eficazes na luta contra a placa bacteriana. Se não for removida diariamente, a placa acaba por se acumular e endurecer, transformando-se em tártaro.

Tártaro nos dentes: a dura verdade

O tártaro nos dentes é um depósito duro tipo crosta que pode captar manchas e levar à descoloração dos dentes. O tártaro dentário forma-se quando a placa bacteriana residual na superfície dos dentes reage aos minerais presentes na saliva. Apenas um dentista poderá remover o tártaro, mas podes preveni-lo de forma ativa com um bom regime de escovagem.

Fonte: https://www.oralb.pt/pt-pt/artigos-sobre-saude-oral-de-oral-b/placa-bacteriana-e-tartaro/diferenca-entre-placa-bacteriana-e-tartaro-nos-dentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *