Dor de dente: o que fazer quando não posso ir ao dentista imediatamente?

Qual é o melhor remédio para dor dente? Antes de dar a resposta imagine a seguinte situação. Um belo dia, trabalhando, você sentiu uma pequena dor de dente. Na hora você não deu importância e continuou seus afazeres. Daí a cena voltou a se repetir, mas em um feriadão prolongado que você está curtindo na praia. E agora…. como curar a dor de dente imediatamente? Isso pode acontecer com qualquer um e, se você não possui um dentista disponível para esses momentos de emergência, terá que tentar dar conta da situação até a hora da consulta. Você sabe o que fazer? O Sorrisologia conversou com o dentista Marco de Borba para saber como agir nesses casos.

Entendendo as causas da dor de dente

A dor sempre indica que algo está errado com o corpo. E claro que em um momento de dor, o que logo se quer é resolver o problema, contudo, é importante lembrar que nenhuma medida substitui a consulta com um profissional e deixar de procurá-lo, mesmo se a dor passar, pode ser um problema mais tarde. As causas da dor de dente pode ter diferentes motivos. O dentista Marco de Borba diz que geralmente o que causa dor nos dentes é a exposição da dentina. “Ela ocorre por consequência de uma lesão de cárie ou de uma retração gengival. Além de infecções ou inflamações estarem também entre os principais motivos do desconforto”.

O que fazer para o dente parar de doer quando não posso ir ao dentista?

Caso não exista a possibilidade de você ir ao dentista imediatamente, a primeira medida indicada é o bochecho com água morna e sal, pois a infecção dentária é uma das causas mais comuns. “O sal funciona como agente para eliminar a infecção e o calor da água morna irá drenar os fluídos desta infecção, além de acalmar o tecido inflamado”, explica o dentista.

Chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha também pode trazer um alívio de dor de dente. O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar. Caso a dor seja decorrente da exposição da raíz pela retração, pode-se cobrir a área exposta até chegar ao seu dentista. Isso impede que agentes externos como o frio e o calor cheguem ao dente.

Remédios caseiros para alívio da dor de dente

Você pode colocar a mão na massa e usar algumas soluções caseiras para aliviar a dor de dente até o dia da consulta com o seu dentista. Marcos de Borba lista alguns.

Alho: O alimento tem propriedades medicinais que podem reduzir a dor imediatamente, além de conter ação bactericida.

Própolis: Costuma ser uma opção para dor de dente, pois tem uma poderosa ação anti-inflamatória e não possui contraindicação. Também possui ação bactericida.

Cravo da índia: Rico em substância analgésica, é uma das escolhas mais simples para diminuir a dor. Basta mascar o cravo, tomar chá de cravo ou aplicar óleo de cravo no local do desconforto, mas tendo o cuidado de não deixar em contato por muito tempo com a mucosa, para evitar possíveis queimaduras.

Não use remédios farmacêuticos

Por outro lado, a recomendação do dentista é que os medicamentos de farmácia devem ser evitados. Marcos afirma que o uso em uma dose inadequada ou a substância incorreta pode ser muito mais prejudicial à saúde do que a própria dor de dente. O quadro de infecção pode se agravar ainda mais com o uso de anti-inflamatório sem associação adequada com um antibiótico.

Prevenção é a melhor opção

Mesmo que depois a dor alivie, não deixe de consultar seu dentista para saber o que está acontecendo e buscar o tratamento adequado. “Quanto maior a demorar para procurar o dentista para um tratamento definitivo, mais o problema se agravará. A cura definitiva quem fará é o seu dentista”, relata o ortodontista relembrando que a prevenção é sempre a melhor medida. Segundo ele, manter uma boa higiene usando um creme dental com flúor e a escova dental vai evitar cáries e possíveis retrações gengivais.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Marcos de Borba – Ortodontista
Porto Alegre – RS
CRO-RS: 12129

Fonte: https://www.sorrisologia.com.br/noticia/dor-de-dente-o-que-fazer-quando-nao-posso-ir-ao-dentista-imediatamente_a1691/1

1 comment on “Dor de dente: o que fazer quando não posso ir ao dentista imediatamente?

  1. Marcos 14 de dezembro de 2020 / Reply

    Parabéns pelo conteúdo deste blog, fez um ótimo
    trabalho!
    Gostei muito.
    um grande abraço!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *