Entenda a relação: diabetes e problemas de saúde bucal

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz ou não consegue empregar adequadamente a insulina – hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue e é utilizado para transformar o que obtemos em energia.

Você sabia?

Um paciente com diabetes pode ter sua saúde bucal alterada, com sintomas que afetam sobretudo a gengiva. Isso acontece porque, com a doença, a circulação sanguínea na área da boca é prejudicada.

Confira os itens mais comuns que aparecem na lista de relação entre diabetes e problemas de saúde bucal:

Doença periodontal

A conexão entre doenças periodontais e diabetes é uma via de mão dupla.

Por um lado, devido à baixa resistência e um processo mais longo de cura, a doença se apresenta mais frequente e mais grave entre as pessoas com diabetes. Pelo outro, o tratamento de doenças periodontais em pessoas com diabetes pode ajudar a melhorar o controle de açúcar no sangue.

Infecções fúngicas

Como a diabetes compromete o sistema imunológico, o paciente fica propenso a desenvolver infecções fúngicas. Os sintomas incluem úlceras e dificuldades de ingestão.

Infecção e cicatrização demorada

Ao realizar uma cirurgia oral em um paciente com diabetes, avalie a necessidade de prescrever antibióticos que minimizem o risco de infecção.

Converse com seu paciente sobre o assunto

 Bons hábitos fazem toda diferença para evitar a relação diabetes e problemas de saúde bucal. É importante sempre entender o estado de saúde do paciente e orientá-lo sobre os seguintes tópicos:

  • Higiene bucal completa – o sangue dos portadores de diabetes possui uma alta concentração de glicose, facilitando o desenvolvimento de bactérias que, somadas ao acúmulo de restos de comida, favorece a proliferação de cárie. A Colgate possui a linha de cuidados bucais Colgate Total 12 que ajuda a prevenir as doenças gengivais.
  • Consumo moderado de bebida alcoólica.
  • Dieta deve ser seguida, sem desculpas.
  • É proibido fumar.
  • Exercícios físicos ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue controlados.

fonte:https://colgatebrasil.com.br/blogprofissional/entenda-a-relacao-diabetes-e-problemas-de-saude-bucal/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *