Feridas no céu da boca? Veja quatro causas possíveis

Nós usamos a boca constantemente, verdade? Por isso, uma ferida no céu da boca pode ser muito desagradável! E acontece que úlceras na boca são comuns e podem ter várias causas, desde distúrbios benignos até problemas mais graves.

Se apareceu uma lesão no céu da sua boca, você pode estar com algum dos problemas que vamos mostrar em detalhes nesse conteúdo.

Continue a leitura para saber mais. 😉

As feridas comuns no céu da boca

1. Queimaduras

Bolhas no céu da boca, às vezes, são apenas uma queimadura, chamada de queimadura térmica de palato. Ela é causada pela ingestão de alimentos ou bebidas quentes, como sopas, café ou chá.

De três a sete dias

Uma queimadura de palato geralmente cicatriza-se espontaneamente no período três a sete dias.

Como aliviar e tratar

Para aliviar o desconforto nesse meio tempo, coma alimentos mais moles e ingira bebidas frias. Mas se a dor for intensa, o(a) dentista pode recomendar o uso de um enxaguante bucal para aliviar o desconforto e ajudar na cicatrização mais rápida. E se a área ainda estiver dolorida após sete dias, marque uma consulta com o dentista.

2. Afta

As aftas costumam aparecer no interior das bochechas, mas não se surpreenda se elas aparecerem no céu da boca. Os pesquisadores acreditam que essas lesões podem ser causadas por problemas no sistema imunológico e podem ser desencadeadas por estresse, alterações hormonais e determinados alimentos, entre outras possibilidades.

Dor entre duas e três semanas

Em geral, as pessoas apresentam de uma a três aftas por surto, mas algumas podem desenvolver dez ou mais lesões de uma só vez. Essas feridas costumam causar dor por um pouco mais de uma semana, desaparecendo completamente após duas semanas.

Como cuidar

Enquanto você espera a cicatrização das aftas na boca, o ideal é ingerir alimentos não condimentados e com pouco sal para não irritar as feridas. O(a) dentista também pode prescrever um gel analgésico para você aplicar nas lesões durante a cicatrização. Se elas não tiverem cicatrizado após duas semanas, devem ser examinadas pelo(a) dentista.

3. Herpes labial

Algumas feridas no céu da boca ― principalmente aquelas que demoram para cicatrizar ― podem ser, eventualmente, herpes labial. Essa lesão comum, causada pelo vírus do herpes simples, acontece geralmente nos lábios, mas de acordo com a Academia Americana de Otorrinolaringologia (em inglês), também pode ocorrer no palato duro.

Essas feridas se manifestam como bolhas dolorosas e cheias de líquido. Mas as bolhas se rompem posteriormente e formam crostas, que são lesões menos dolorosas.

De 12 a 14 dias

O herpes labial costuma formar crostas quatro dias após o aparecimento e cicatrizam completamente após oito a dez dias.

Evite tocar as lesões

Da mesma forma como é indicado para a sarna, evite tocar nas lesões e estourar as bolhas da herpes labial. E se as feridas não desaparecerem espontaneamente, consulte o(a) dentista.

4. Câncer de boca

Embora algumas feridas na boca sejam inofensivas, nem todas devem ser ignoradas. Lesões no céu da boca podem, às vezes, ser um sintoma de câncer de boca. Caso você tenha uma ferida nessa região da boca  que não cicatriza mesmo depois de duas semanas do aparecimento, consulte o(a) dentista o mais rápido possível para uma avaliação.

O câncer de boca é mais fácil de tratar quando é detectado precocemente. Por isso, é importante mostrar ao dentista qualquer ferida suspeita.

Tratamento das feridas

O tratamento mais eficaz para feridas na boca é o tempo. Porém, enquanto elas estão cicatrizando, há algumas coisas que você pode fazer para aliviar a dor e evitar que a irritação aumente.

A Mayo Clinic (em inglês) recomenda aplicar um pouco de leite de magnésia nas aftas, por exemplo. E se você tiver lesões em várias regiões da boca, experimente lavá-la com água morna salgada (essa também é uma dica caseira para aliviar a dor de dente) ou um enxaguante bucal indicado pelo(a) dentista para limpar e aliviar a irritação em toda a cavidade bucal.

Outras dicas do que fazer

Normalmente, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, produtos de tabaco e alimentos condimentados enquanto as feridas na boca estão cicatrizando ajuda a aliviar o desconforto.

Se você tiver aftas frequentemente, por exemplo, tente identificar os desencadeadores das feridas, como alimentos ácidos ou estresse, para que possa se prevenir. Um estudo de 2015 (em inglês) indicou que tomar vitamina B-12, por exemplo, pode reduzir os surtos de aftas. Mas lembre-se de conversar com o(a) dentista antes de tomar remédios.

O melhor a fazer: manter a tranquilidade e consultar uma(a) profissional

Se aparecer alguma ferida dentro da sua boca, não pense no pior. Apenas mantenha a tranquilidade e evite irritar ainda mais a região afetada da sua boca.

A maioria das feridas desaparece espontaneamente, mas se alguma ferida no céu da boca não cicatrizar em duas semanas, consulte o(a) dentista para uma avaliação e um exame regular.

Fonte: https://www.colgate.com.br/oral-health/mouth-sores-and-infections/sore-in-roof-of-mouth-causes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *