FLÚOR

Flúor é um mineral natural presente em muitas fontes de água do Brasil. Pesquisas mostram que o flúor não apenas reduz cárie em adultos e crianças, como também ajuda a reparar a cárie dentária em estágios iniciais, mesmo antes de ser visível. O flúor é o melhor aliado no combate à cárie e ajuda a manter a força dos dentes de toda a família, não importa a idade*.

Compreensão

Após a refeição, as pequenas partículas de comida deixadas em sua boca se quebram na forma de carboidratos e açúcares, que, por sua vez, são consumidos pelas bactérias na cárie, gerando ácidos. Esses ácidos dissolvem minerais do esmalte do dente, um processo chamado desmineralização. Sendo assim, esses ácidos podem tornar os dentes mais frágeis, resultando em cárie. É neste ponto que o flúor entra em ação. Quando ele atinge seu dente, é absorvido pelo esmalte, ajudando a fortalece-lo, restaurando o cálcio e o fósforo perdido, para manter seu dente resistente. Esse processo é chamado remineralização. Quando o flúor está presente durante a remineralização, os minerais depositados no esmalte do dente auxiliam a fortalecê-lo e evitar a dissolução durante a próxima fase de desmineralização. Assim, o flúor auxilia a interromper e prevenir o processo de formação de cárie.

Planejamento

Você pode obter os benefícios do flúor de diferentes fontes. Pode ser a partir de uma fonte externa ou do interior de seu organismo. Para funcionar melhor, você deve obtê-lo a partir das duas fontes, por meio da água e pelo uso de cremes dentais fluoretados.

Fonte:
https://www.colgate.com.br/oral-health/basics/fluoride

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *