Gengiva inchada nem sempre é gengivite

Uma gengiva inchada ou inflamada quase sempre está acompanhada de dores e sangramento na região. É uma situação bastante incômoda e a tendência é concluir que se trata de uma inflamação causada pela placa bacteriana. De fato, é bastante comum o acúmulo da placa no encontro entre os dentes e a gengiva. A doença gengival se desenvolve quando resíduos alimentares não são retirados da boca, de forma eficiente, durante um certo tempo. Essa inflamação evolui para uma gengivite que, logo após, avança sobre o dente, causando periodontite. Mas, nem sempre é assim. Uma pessoa que sofre com gengiva inchada pode ter outras complicações, como problemas de nutrição, por exemplo.

As gengivas funcionam como uma pele cobrindo as mandíbulas. São compostas por um tecido fibroso, grosso e possuem inúmeros vasos sanguíneos. Por isso, quando inchadas, adquirem uma aparência avermelhada e podem chegar a esconder parte dos dentes.

Problemas que podem causar gengiva inchada

Além da higiene bucal incorreta, do acúmulo da placa bacteriana e da gengivite, outras situações podem provocar inchaço nas gengivas. Para obter um diagnóstico preciso, é necessária a avaliação de um profissional. Entretanto, existem algumas condições que devem ser avaliadas, pois podem provocar o aparecimento de gengiva inchada.

Alteração nos níveis hormonais

A gravidez, a puberdade, a menstruação e a menopausa são períodos em que há modificação na liberação de hormônios. Essa alteração pode aumentar o fluxo sanguíneo para o tecido das gengivas, provocando o inchaço. Além disso, alguns anticoncepcionais também podem causar mudanças dos níveis de hormônio.

Aftas

As aftas são pequenas erupções na gengiva e outras regiões da mucosa da boca, que podem provocar dor e inchaço. Mas é possível diferenciar essas lesões pela sua aparência esbranquiçada, com as bordas vermelhas. Aliás, as aftas são benignas, tratáveis e não contagiosas.

Tabagismo

Sem dúvida, o cigarro possui agentes nocivos que causam propensão ao desenvolvimento de doenças na gengiva e na boca.

Reação a produtos, como enxaguantes e cremes dentais

Alguns produtos para higiene bucal possuem em sua fórmula ingredientes que podem causar reação alérgica. Por causa disso, a gengiva e a parte interna dos lábios ficam irritadas, vermelhas, inchadas ou cobertas por pequenas bolhas.

Escorbuto

O Escorbuto é causado pela falta de vitamina C, causando fraqueza e cansaço. A doença, se não tratada no início, pode provocar inflamação nas gengivas e outros sintomas na pele, membros e cabelo.

Traumas devido a aparelhos, próteses dentárias ou escovação forçada

Problemas de adaptação aos aparelhos e próteses devem ser acompanhados pelo dentista, para evitar lesões na gengiva. Assim como a pressão excessiva na escovação ou o uso inadequado do fio dental, que podem provocar inchaço nas gengivas.

Desnutrição

O organismo, quando não recebe calorias suficientes, consome sua própria gordura. Passada essa fase, passa a atacar outros tecidos, como as mucosas gengivais, levando fatalmente a problemas muito graves.

Tratamento de quimioterapia

Essa terapia é eficaz contra o câncer, mas é muito agressiva e possui vários efeitos colaterais. Feridas, aftas dolorosas, inchaço e sangramento das gengivas podem ser causados pela quimioterapia. Nesse caso, é aconselhável um acompanhamento odontológico durante o tratamento do câncer.

Uso de medicamentos

Alguns remédios podem causar o crescimento da gengiva e, com isso, dificultar a eliminação da placa bacteriana. São medicamentos utilizados em pacientes de transplante de órgãos, ou para controle da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Estresse psicológico

Fatores externos como o estresse aceleram as infecções causadas pelo acúmulo da placa bacteriana, agravando uma situação de gengiva inchada.

Doenças sistêmicas

Diabetes, HIV, leucemia, lúpus e outras doenças sistêmicas costumam se manifestar nas gengivas. A inflamação nas pessoas com essas enfermidades tende a ser mais severa, com mais inchaço e sangramento.

Ao se perceber o aparecimento da gengiva inchada, através da observação e do autoexame, deve-se procurar imediatamente um dentista. Esse profissional será capaz de identificar se o problema tem origem em alguma infecção na boca. Nesse caso, é sua função instruir sobre técnicas eficientes de higiene bucal e iniciar um tratamento.

Caso contrário, poderá ajudar na investigação de outras causas e orientar o paciente para uma possível solução.