O QUE É REMOÇÃO DE TÁRTARO?

A gengivite é, muitas vezes, causada pela formação da placa bacteriana. A melhor maneira de removê-la é com a escovação dos dentes duas vezes ao dia. Mas, mesmo que você escove seus dentes muito bem, sempre haverá locais de difícil acesso para limpar. Nessas áreas, a placa bacteriana pode se acumular e, eventualmente, se mineralizar, formando um depósito duro e quebradiço denominado cálculo dentário ou tártaro, que é impossível de ser removido apenas com a escovação. Quando não removida, mais placa bacteriana pode se formar ao redor dos dentes e potencialmente embaixo da linha da gengiva, agravando a gengivite.

Para reduzir o risco da gengivite ou impedi-la de se agravar, será necessário  a realização de uma limpeza profissional, a remoção de tártaro, para deixar seus dentes devidamente limpos.

O QUE ESPERAR

A remoção completa do tártaro é realizada pelo dentista.

A primeira fase da ‘raspagem’ remove os depósitos de placa bacteriana e tártaro. Muitas vezes a raspagem com ultrassom é usada primeiro para retirar a parte grossa do tártaro, seguida por instrumentos específicos para raspagem de resíduos indesejados.

O próximo passo é ‘polir’ os dentes para tornar a superfície bem lisa. Apesar do polimento remover as manchas e deixar os dentes claros e brilhantes, não se trata apenas de um procedimento cosmético. Ele também diminui pequenas imperfeições e áreas de textura áspera nos dentes para protegê-los contra formação da placa bacteriana.

Seu dentista deve orientá-lo sobre a frequência com que a remoção de tártaro deve ser feita. É importante se lembrar de que uma limpeza profissional é um complemento de uma boa rotina de higiene oral e nunca se deve substituir a escovação diária, duas vezes ao dia, com um creme dental adequado. O dentista pode recomendar o uso de um creme dental  para ajudar a prevenir a formação da placa bacteriana entre as visitas ao dentista.

 

Fonte: https://parodontax.com.br/cuidados-com-sua-gengiva/remocao-de-tartaro.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *