Saúde Bucal: A Importância da Limpeza Dentária

A limpeza dentária profissional (ou profilaxia, como também é chamada), é um procedimento para higiene da boca realizado pelo dentista, que pode prevenir e tratar muitos problemas bucais, impedindo, inclusive, a perda dos dentes.

Mesmo mantendo hábitos corretos de escovação, uso diário de fio dental e uso frequente de enxaguantes bucais, podem aparecer placas bacterianas, tártaros, cáries e doenças periodontais que comprometem gravemente a saúde da boca.

Se você ainda não conhece os motivos para visitar periodicamente o dentista e realizar a profilaxia, neste artigo nós explicamos os seus benefícios e também informamos o intervalo ideal para fazer a limpeza dentária. Confira.

3 Benefícios de fazer a limpeza dentária com frequência

A limpeza dos dentes realizada pelo profissional de odontologia traz diversos benefícios, sendo essencial para a manutenção da saúde bucal. Veja abaixo três deles.

1. Diminui o risco do aparecimento de cáries

A higienização bucal realizada pelo dentista, que consiste na raspagem de tártaros e no polimento dos dentes, para remover manchas e placas bacterianas, dificulta o aparecimento de cáries, que podem evoluir para a necessidade de tratamentos de canal e até para a perda dentária.

2. Impede o avanço de doenças bucais

Além de eliminar tártaros e placas bacterianas e de diminuir o risco do aparecimento de cáries, a profilaxia também impede o avanço e o agravamento de doenças bucais como a gengivite e a periodontite, que podem levar à perda óssea que causa a queda de dentes.

3. Ajuda a manter a higiene da boca

A limpeza dentária periódica ajuda a manter a higiene da boca e, em conjunto com uma rotina diária de hábitos saudáveis de cuidados bucais, previne e trata doenças, mantendo o bom hálito e a beleza do sorriso.

Intervalo ideal para fazer a profilaxia

A profilaxia é um procedimento simples e, normalmente, indolor, realizado em alguns minutos no consultório do dentista. No entanto, se você sofre com dentes sensíveis, pode ser necessário usar um anestésico tópico antes do tratamento.

O ideal é que a limpeza dentária seja realizada ao menos duas vezes no ano, com intervalo de seis meses entre elas. Mas para aqueles que têm maior propensão para o aparecimento de cáries e doenças bucais, a periodicidade do procedimento pode ser de até dois em dois meses.

Agora que você já conhece os benefícios da limpeza dentária e qual a frequência ideal para realizá-la, não deixe de procurar um dentista e agendar um horário para cuidar da sua saúde bucal.

 

Fonte: https://vivasegurosempre.com.br/blog/artigos/saude-bucal-importancia-da-limpeza-dentaria/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *