Inclua alimentos benéficos para a saúde dos dentes na dieta da sua família

Se você é mãe e tem uma família ocupada, sabe que na hora de fazer compras e planejar as refeições, há muita coisa em que pensar; mas um fator especialmente importante a considerar nesse planejamento é a inclusão de alimentos que ajudam a manter os dentes saudáveis. A Academia Americana de Odontopediatria informa que cerca de 90% dos alimentos que comemos são compostos por amidos e açúcares, os quais produzem ácidos que podem levar à cárie dentária. Embora não seja possível eliminar todos esses alimentos da dieta da sua família, você pode fazer algumas escolhas inteligentes e trocar alguns alimentos nocivos por opções mais saudáveis; mas primeiro, você precisa conhecer informações nutricionais relevantes.

Construindo dentes fortes

Uma alimentação saudável é fundamental para o desenvolvimento adequado dos ossos e dos dentes. O cálcio e o fósforo são especialmente importantes para o fortalecimento dos dentes, mas outras vitaminas e minerais, juntamente com as proteínas, também são necessários. Além de ajudar os dentes a resistir à cárie, essas vitaminas e minerais também ajudam a prevenir doenças periodontais e outras doenças e infecções bucais.

Para garantir uma alimentação nutritiva e equilibrada para sua família, a Associação Americana de Odontologia recomenda seguir as diretrizes MyPlate do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Ao servir para sua família uma grande quantidade de legumes, verduras, frutas frescas, proteínas e grãos integrais, você está oferecendo alimentos benéficos para a saúde dos dentes.

Meu reino por um queijo!

De acordo com a Academia de Odontologia Geral, estudos recentes indicam que comer queijo baixa os níveis de ácido na boca, ajudando a proteger os dentes contra a cárie. O queijo também estimula a produção de saliva, o que ajuda a neutralizar os ácidos que podem atacar os dentes. Durante a mastigação, o cálcio e o fósforo encontrados no queijo aderem aos dentes e ajudam de fato a interromper o desenvolvimento da cárie. Comer o queijo sozinho ou no final da refeição pode ser bastante útil.

Petiscos bons, petiscos ruins

Não dá para não comprar petiscos para a família sem causar descontentamento, então a dica de ouro é: quais petiscos você deve ter em casa e quando deve servi-los. Os piores petiscos para os dentes de sua família são aqueles que, além de serem muito doces e pegajosos, levam muito tempo para serem consumidos. Ao chuparmos balas duras ou bebermos lentamente bebidas açucaradas, os ácidos permanecem nos dentes durante o tempo em que esses alimentos ou bebidas estão na boca. Além disso, se você tomar café com açúcar e creme durante toda a manhã, seus dentes estarão sob um ataque ácido prolongado.

O melhor momento para comer açúcares e carboidratos é na hora das refeições. Isso limita o número de vezes que esses alimentos são consumidos ao longo do dia e limita o tempo em que os ácidos causadores da cárie são produzidos. Reserve as guloseimas deliciosas, mas ruins para a saúde dental, para ocasiões especiais e faça com que sua família crie o hábito de escovar os dentes ou lavar bem a boca após o lanche.

Ao manter sua despensa e geladeira abastecidas com bons petiscos saudáveis, você e sua família estarão menos propensos a comer algo doce e pegajoso. Queijos, iogurtes, manteiga de amendoim, frutas e vegetais frescos são todos excelentes substitutos para biscoitos e doces. Se sua família gosta de mascar chicletes, compre gomas de mascar sem açúcar e com xilitol, que podem realmente ajudar a reduzir o risco de cárie. Substitua refrigerantes e sucos gaseificados por água e leite (até mesmo leite achocolatado). Para uma guloseima especial (consumida com moderação), mantenha um pouco de chocolate amargo à mão.

Pense nisso

Não é irônico que precisemos de dentes fortes para comer, mesmo que o que comemos possa destruir nossos dentes? É por isso que você deve fazer as melhores e mais saudáveis escolhas alimentares para sua família.

Fonte: https://www.colgate.com.br/oral-health/nutrition-and-oral-health/make-food-for-healthy-teeth-a-part-of-your-familys-diet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *